Investigação confirmatória

Ocorre após a realização da investigação preliminar e tem como objetivo principal avaliar o solo e as águas subterrâneas nas áreas identificadas como potenciais e suspeitas de contaminação, identificando os níveis atuais de concentração dos compostos relacionados à atividade desenvolvida no imóvel.

A execução dos serviços ocorre a partir de etapas de trabalho em campo e escritório, contemplando os seguintes aspectos:

  • Caracterização geológica e hidrogeológica do local.
  • Avaliação técnica do solo e águas subterrâneas da área do empreendimento, caracterizando-os quanto aos níveis atuais de concentração dos compostos relacionados.

As informações obtidas na Investigação Preliminar são revisadas e servem de suporte na definição da localização de investigação indireta, através de estudos geofísicos e investigação direta, através de sondagens de solo e instalação dos poços de monitoramento¹ para a realização amostragens².

Inicialmente, são considerados como Compostos Químicos de Interesse (CQIs) para as análises aqueles identificados na Investigação Preliminar, em função da relação com as atividades desenvolvidas na área, bem como pela sua mobilidade nos meios: solo, água e ar e suas características de degradação e toxicidade.

As concentrações dos CQIs são comparadas a valores orientadores e uma vez caracterizada a contaminação do site, seu responsável legal deve realizar a Investigação Detalhada da contaminação.

¹ A metodologia a ser empregada na execução das sondagens e na construção dos poços de monitoramento construídos segue as diretrizes técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT):

- ABNT NBR 15495-1: Poços de Monitoramento de águas subterâneas em aquíferos granulares ? Parte 1: Projeto e Construção

- ABNT NBR 15495-2: Poços de Monitoramento de águas subterâneas em aquíferos granulares ? Parte 2: desenvolvimento

- ABNT NBR 15492: Sondagens de Reconhecimento para fins de Qualidade Ambiental ? Procedimento (Foto)

² Dentre os métodos de coleta de água subterrânea em poços de monitoramento destaca-se a amostragem de baixa vazão (low flow) com controles de 6 (seis) parâmetros em campo, possibilitando com isto, a extração de amostras representativas das reais condições da zona saturada. Para poços tubulares profundos, as águas subterrâneas são amostradas através de coletas junto aos seus cavaletes.