A Avaliação de Risco à Saúde Humana tem como objetivo estabelecer se as pessoas que irão permanecer dentro ou próximo a uma área contaminada (moradores ou trabalhadores, por exemplo) poderão vir a desenvolver problemas de saúde em razão de um eventual contato com essa contaminação.
- (a) - Conforme o do Modelo Conceitual do Site2 esse contato pode ocorrer pela ingestão de água contaminada, solo contaminado, alimentos contaminados, inalação de vapores e partículas ou mesmo contato dérmico com solo ou água contaminada. Identificadas situações de risco, o responsável pela área deverá estabelecer Medidas de Intervenção que garantam a eliminação do risco, para que o uso da área seja seguro.
- (b) - A modelagem de transporte para a determinação das concentrações nos pontos de exposição, taxas de ingresso, quantificação dos riscos e concentrações metas de remediação são calculadas através de modelos matemáticos desenvolvidos cientificamente e, amplamente aceitos pelas agências ambientais como ferramentas confiáveis de avaliação e tomada de decisões.
- (c) - Referências importantes dessas metodologias estão em normas internacionais da ASTM (E 1739-95 ? Standard Guide for Risk-Based Corrective Action Applied at Petroleum Release Sites e E 2081-00 ? Standard Guide for Risk-Based Corrective Action) e no Manual de Gerenciamento de Áreas Contaminadas da CETESB. Softwares comerciais podem se utilizados para os cálculos e, os mais empregados são RBCA Tool KIT e Risc WorkBench.